Pular para o conteúdo principal

O segredo para desfrutar em meio às dificuldades.

 



O segredo para desfrutar em meio às dificuldades.


A vida da gente nem sempre é fácil, há situações que precisamos enfrentar que trazem consigo uma gama de preocupações e, por vezes, descontentamentos. Ainda assim, as pessoas de bem, os servos de Cristo, aqueles que foram chamados para ser sal da terra e luz do mundo, se levantam todos os dias e vão à luta confiados no poder que há naquele que os chamou. 


Assim sendo, as dificuldades inerentes de cada dia não podem impedi-lo de desfrutar a vida, de aproveitar os momentos, de sorrir ao contemplar a criação de Deus e de render honra, glória e louvor ao único Senhor e Rei.


Encontramos respaldo para este tema na verdade apresentada no Evangelho Segundo Mateus no capítulo 6, verso 25, que diz:


"Não andeis preocupados com vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir."


O verso 34 apresenta uma conclusão interessante, diz assim:


"Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações e é suficiente o mal que cada  dia traz em si mesmo."


A lição que temos aqui é a ciência de que os dias são preocupantes mesmo, porém, estas preocupações não podem ser maiores do que a sua confiança depositada em Deus.


Mesmo as necessidades mais basilares da nossa existência não devem gerar em nós paranóia nem perturbação. Comer, beber e vestir, segundo o Cristo, não são motivos razoáveis para expressões de ansiedade. 


Como isso é possível? Entre os textos citados, o Senhor revela o segredo. Veja só:


"Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o vosso Pai celestial as sustenta. Contemplai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Eu vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles".


O Senhor é quem orna as flores e alimenta as aves, quanto mais você poderia cogitar o cuidado dele por sua vida? 


Entenda uma coisa: preocupações com as incertezas do futuro é descrença. Ansiedade pelo que falta é insulto ao Criador. Medo é, simplesmente, ausência de amor.


Será que você não enxergou ainda? O segredo para desfrutar a vida no dia a dia cheio de preocupações é a contemplação nas coisas que Deus faz! Olhe para a criação, veja como Deus sustenta todas as coisas por meio de sua santa palavra. Creia que ele é fiel e poderoso para endireitar suas veredas e guiá-lo no caminho da justiça. Seja alegre pelo que recebe e mordomo do que já possui. Aprenda a orar as promessas de Deus com gratidão nos lábios. 


Senhor, Deus meu, Rei meu. Creio que alimentas todas as aves do céu que não ajuntam, não plantam nem colhem. Creio que veste as flores mais distantes das florestas sem que tenham que tecer ou trabalhar para isso. Estou aqui, em meio às tribulações que não são maiores que as forças que o Senhor me deu. Estou certo e grato do milagre que se cumpre em minha vida: o justo não andará em mendicância. Não ficarei preocupado, pelo contrário, ficarei atento às oportunidades que virão, não por merecimento pessoal, mas por tua fidelidade.


Concluindo, a sua alegria em Cristo independe das circunstâncias, portanto nada pode te impedir de desfrutar a vida! Desfrute o que tem pra hoje, com a alegria que só pode vir do Trono do Altíssimo. Quanto aos problemas, pegue um a um e jogue todos nas mãos do Pai.



Em nome de Jesus. 

Pr. Willian Martins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ser justificado?

  Considerai, pois, o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”. Gálatas 3.6,11   Abraão foi considerado o pai da fé, pois ele creu e a justiça de Deus lhe foi imputada. Então, temos uma importante pergunta: quem são os filhos de Abraão citados no texto acima? São os descendentes de sangue, mas também todos os que creem no plano redentor, pois Deus havia prometido uma bênção que a partir de Abraão chegaria a todas as famílias da terra.   Paulo contrasta os versos 2.15 e 3.10 da carta aos Gálatas. Primeiro ele fala da crença judaica sobre os que não guardavam a lei dos Hebreus, considerando-os pecadores, mas agora afirma que todos os que são das obras da lei estão sob maldição.   A maldição consiste em que ninguém é capaz de cumprir toda a lei, a não ser o Cristo. Portanto, qualquer pessoa que descumpri...

A tal da santificação

"...e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Rm 12.14). Santificação é o processo de transformações que se inicia em nossas vidas a partir do momento que cremos em Cristo, confiando nEle como nosso único Senhor e Salvador.  Esse processo é longo, por vezes dolorido, mas é fundamental para quem anseia conhecer a Deus. É através da santificação que o Espírito Santo nos torna mais semelhantes a Jesus Cristo. E aqui há um ponto muito importante a ser destacado: através da santificação aprendemos que a meta de Deus para nós é Cristo e o seu exemplo de vida. Nada mais e nada menos.  O Pai anseia mais do Filho em nós a cada dia.  Ou seja, o mundo pode até nos incentivar a diminuir o nosso padrão de valores e ferir alguns princípios da fé para nos adequarmos a alguma situação. Porém, a Bíblia não mostra Deus nos dando essa escolha e aprovando que não abramos mão da santificação. Na prática, isso significa cada vez mais amor para com Deus e com nosso próximo, ...

Gratidão e louvor

  Carta de gratidão  e louvor a Deus pela aprovação no  Concílio dos Pastores Batistas de Minas Gerais no dia 24 de Maio de 2022. A história da minha vida não é um acaso sem começo, não acontece sem padrão, muito menos se trata de uma linha sem destino.   O Deus que levanta reis e abate impérios, é aquele quem me sustenta, o Criador, Govenador e Provedor da minha vida. Creio em sua soberania como mamãe repetidamente me dizia: “nem uma folha cai da árvore se não for da vontade do Senhor”. Jesus Cristo, aquele que venceu na cruz, que ressurgiu e vivo está à destra do Pai, me tirou das garras do inferno e me trouxe para a luz da sua santa presença. Convencido eu fui pelo Espírito Santo, do meu pecado, da justiça de Cristo e do juízo de Deus. Salvo sou. Portanto, nenhuma cena do passado pode ser maior do que o autor da vida, que regenera, cura, limpa e perdoa pecados.   Com o ministério da pregação fui agraciado. Por um tempo hesitei, mas respondi ao chamado...