Pular para o conteúdo principal

Boas Palavras


Boas Palavras

"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Cl 4.6

A sabedoria geralmente está em se conseguir dizer a coisa certa, na hora certa e do jeito certo. E talvez seja esse um dos nossos grandes desafios, pois temos a tendência de falar muito, ouvir pouco e pensar menos ainda no que falamos, e desse modo às vezes criamos ou aumentamos problemas, geramos feridas nas pessoas com nossas palavras, e alguém já disse que palavras são como pedras, uma vez lançadas, vão e não voltam.

A verdade é que muitas vezes nos arrependemos de coisas que falamos, principalmente, com as pessoas que amamos. Às vezes nos deixamos levar pelo estresse, pelos sentimentos e situações adversas e acabamos lançando palavras que, assim como o dito popular citado acima, são como pedras lançadas nas pessoas e que não podemos fazer com que voltem atrás e elas podem causar estragos.

O texto de Colossenses nos diz que nossas palavras devem ser sempre agradáveis e temperadas com sal. Isso significa que precisamos aprender a ter cuidado com elas, precisamos desenvolver a habilidade e intencionalidade de procurar as palavras certas em todas as situações e com todas as pessoas, a fim de nos tornarmos benção na vida delas.

Para fazer disso uma realidade é preciso ter em primeiro lugar a consciência de que palavras tem poder. Algumas palavras tem o poder de abençoar, outras têm o poder de destruir, algumas palavras libertam, outras aprisionam, algumas palavras geram vida, outras podem levar a morte, há palavras que motivam, há outras que deprimem, há palavras que iluminam e há outras que levam à escuridão.

Enfim, palavras são poderosas e podem fazer toda a diferença na vida de alguém, então temos de usá-las com muita sabedoria.

Jesus disse: “Pois, a boca fala do que está cheio o coração.” Mat.12.34. O que ele está dizendo é que nossas palavras expressam quem na verdade somos, ou seja, elas revelam o que há dentro do nosso coração. Então para que nossas palavras sejam boas, sejam abençoadoras, é necessário permitir que nosso coração seja guiado por Deus e que o Espirito Santo nos ensine e nos direcione, do contrario falaremos da carne e ela é má.

Precisamos decidir conscientemente e intencionalmente não dizer tudo o que vem a nossa mente, principalmente nos momentos difíceis, pois as nossas palavras são mais rápidas do que nossos corações. Costumo dizer que; existem coisas que são para ser pensadas e não faladas, pois em nossa mente podemos depura-las, podemos contê-las, mas uma vez faladas perdemos o controle sobre elas.

E por fim, para que nossas palavras sejam boas e abençoadoras, precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro, precisamos exercer empatia suficiente para analisar como nos sentiríamos se estivéssemos ouvindo do outro aquilo que nós estamos dizendo. A falta de sensibilidade de conseguir olhar para as pessoas e tentar entender o que elas estão sentindo, tentar enxergar além das aparências nos impede de dizer as palavras certas, por isso precisamos nos esforçar para isso.

Em tempos de crise principalmente temos a tendência de nos deixar levar pelas emoções e acabamos lançando palavras ruins, mas nossa oração hoje é para que Deus nos abençoe, nos ensine e nos ajude a lançar sempre boas palavras.


Que Deus assim nos abençoe!
Wellington Luiz da Silva

Comentários

  1. 🙏🙏🙏👏👏👏🤲🤲🤲

    ResponderExcluir
  2. Como é bom servir a Deus com pessoas que Ele escolheu para o ofício de ensinar e proclamar a Palavra de Deus. Pr. Wellington, você é um homem de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer pode compartilhar com pessoas que estão comprometidas com o reino de Deus e com a missão de ser benção na vida de outras pessoas. È uma benção e um prazer muito grande essa parceria Pr Willian, que Deus nos dê a possibilidade de permanecermos nessa caminhada.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...