Pular para o conteúdo principal

Educação dos Filhos Dentro dos Padrões Bíblicos.




Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.

Devido à quase falência dos valores éticos e morais nos dias de hoje, torna-se cada vez mais importante dar aos filhos uma educação dentro dos padrões bíblicos, já que estes, ao nascerem se deparam com um mundo no mínimo conturbado.

A bíblia traz várias orientações para os pais darem aos filhos uma boa educação, e uma das mais conhecidas se encontra no texto em destaque, onde temos a promessa que se ensinarmos nossos filhos no caminho do Senhor eles jamais se desviarão dele. Não se trata somente de preparar as crianças para receberem Jesus como Salvador, mas também como Senhor, até mesmo porque estas duas decisões só podem caminhar juntas. Aceitando o senhorio de Cristo, os pequeninos estarão recebendo um conjunto de valores morais e éticos que fará deles ao mesmo tempo, cristãos e cidadãos de bem. É claro que em qualquer etapa da vida os filhos podem se converter a Cristo, alguns só o fazem depois de adultos, mas o dever dos pais é abraçar esta missão o quanto antes, se possível antes da gravidez.

Ensinar, porém, requer dos pais entre tantas outras coisas, tempo, que sem dúvida é algo difícil de ter hoje em dia. Será necessário muitas vezes abrir mão de coisas simples, porém cômodas, como descansar após um dia exaustivo de trabalho, deixar de ver um filme, um jornal, ou até mesmo dar uma pausa nas redes sociais, para ter com o filho uma boa conversa. Educar é uma construção diária, repetitiva, mas não deve ser enfadonha.

O exemplo dos pais também é algo extremamente importante, pois sabemos que com os filhos, essa história de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona, até mesmo porque as ações falam mais do que as palavras. Quem aceita o desafio de ser pai ou mãe, e deseja se alegrar em sues filhos, deve buscar a orientação de Deus, pois Ele sim é o melhor exemplo de Pai que podemos ter. Deus ama e disciplina, ensina e dá o exemplo.

Então, podemos ver que a receita nos foi dada, mas os ingredientes precisam ser produzidos e colhidos diariamente. Devemos sempre nos lembrar de que Deus está conosco, e termos convicção que o nosso esforço não é vão no Senhor, especialmente na educação dos filhos.

                                                                                     Roberto O. Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...