Pular para o conteúdo principal

O Sabor da Obediência



O Sabor da Obediência

Quão doces são os teus decretos ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Salmos 119.103 (KJA)

Além de bela, a Palavra de Deus é doce. Certamente poderíamos compor elogios em série a respeito do texto bíblico, mas não seríamos “originais” se assim procedêssemos. O salmista do Salmo 119 já o fez com maior eloquência e compreensão dos decretos, mandamentos, estatutos e ordenanças do Senhor do que jamais cogitaríamos. É em meio à riqueza dessa poesia de louvor a Deus por sua Palavra que pinçaremos um aspecto pouco observado do princípio da obediência: o sabor.

De imediato, precisamos lembrar que o salmista trata de assuntos legais, ou seja, dedica-se, especialmente, à Lei de Deus. Ele também tem a consciência de que muito provavelmente não alcançará essa perfeição disciplinar[1]: “Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos” (Sl 119.5). Ainda assim, esse dedicado autor afirma ter mais discernimento que os anciãos por obedecer aos preceitos do Senhor (v.100), bem como, ser o zelo da obediência que lhe capacita afastar os pés de todo o mau caminho (v.103).

Nisso consiste tanto a beleza quanto a doçura dessa Lei. Não que cumpri-la seja, necessariamente, agradável, mas o padrão moral adquirido por ela quando aplicado na vida daquele que, não apenas medita, mas a obedece, ainda que não atinja a desejável perfeição disciplinar, consegue extrair dos mandamentos um apetitoso deleite – que por falta de elementos a melhor comparação é o mel – produzido pela obediência.

Willian C. Martins



[1] Lewis C. S. Lendo os Salmos. Editora Ultimato, 2015. Pág. 66.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...