Pular para o conteúdo principal

O Sabor da Obediência



O Sabor da Obediência

Quão doces são os teus decretos ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Salmos 119.103 (KJA)

Além de bela, a Palavra de Deus é doce. Certamente poderíamos compor elogios em série a respeito do texto bíblico, mas não seríamos “originais” se assim procedêssemos. O salmista do Salmo 119 já o fez com maior eloquência e compreensão dos decretos, mandamentos, estatutos e ordenanças do Senhor do que jamais cogitaríamos. É em meio à riqueza dessa poesia de louvor a Deus por sua Palavra que pinçaremos um aspecto pouco observado do princípio da obediência: o sabor.

De imediato, precisamos lembrar que o salmista trata de assuntos legais, ou seja, dedica-se, especialmente, à Lei de Deus. Ele também tem a consciência de que muito provavelmente não alcançará essa perfeição disciplinar[1]: “Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos” (Sl 119.5). Ainda assim, esse dedicado autor afirma ter mais discernimento que os anciãos por obedecer aos preceitos do Senhor (v.100), bem como, ser o zelo da obediência que lhe capacita afastar os pés de todo o mau caminho (v.103).

Nisso consiste tanto a beleza quanto a doçura dessa Lei. Não que cumpri-la seja, necessariamente, agradável, mas o padrão moral adquirido por ela quando aplicado na vida daquele que, não apenas medita, mas a obedece, ainda que não atinja a desejável perfeição disciplinar, consegue extrair dos mandamentos um apetitoso deleite – que por falta de elementos a melhor comparação é o mel – produzido pela obediência.

Willian C. Martins



[1] Lewis C. S. Lendo os Salmos. Editora Ultimato, 2015. Pág. 66.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Repetir para não repetir

Clique na imagem para baixar um maravilhoso e-book GRATUITAMENTE! “ No mais, meus irmãos, regozijai no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas não me é penoso, mas pra vós é segurança .” – Filipenses 3.1 BKJ 1611   Não sabemos ao certo se “as mesmas coisas” a que Paulo faz menção é uma referência à mensagem da alegria na vida dos cristãos, já expressa anteriormente em suas falas [1] . Talvez, seja uma nova tentativa de Paulo de advertir os filipenses para se manterem em unidade, tomando cuidado com os adversários que se infiltravam no meio da igreja, os quais visavam persuadir os irmãos a adotarem posturas contrárias aos ensinos do Evangelho. Há ainda a chance de ser uma apresentação de Paulo sobre um conteúdo já falado quando se encontrava presencialmente com a igreja em Filipos. [2] As possibilidades são vastas e pode ser que não cheguemos a um conhecimento exato dessa questão. Seja como for, a proposta desse texto que agora você lê não é um aprofundamento para encontrar o signif

Por quê Deus permite crises?

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4 Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises? Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precis

Barro nas mãos do Oleiro

  “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”  Jeremias 18.4   Um dia, Deus mostrou a um profeta chamado Jeremias que da mesma forma que um oleiro trabalha o barro para fazer um vaso novo, Deus deseja trabalhar em nossas vidas para nos moldar conforme a sua vontade. Mas a pergunta que não quer calar é: você está pronto para ser Moldado por Deus, você está disposto a permitir que o Espirito Santo de Deus molde a sua vida, seu coração, sua mente? "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?" É o que diz o Senhor. A figura do oleiro alude à figura do próprio Deus, um Deus zeloso e misericordioso, que nos aperfeiçoa em nossa fraqueza e deseja ter um relacionamento íntimo conosco, para sermos moldados e nos tornarmos o tipo de pessoa que ele deseja, mesmo com toda sua força e poder, Deus escolheu amar um ser tão frágil e cheio d