Pular para o conteúdo principal

Por quê Deus permite crises?




"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4

Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises?

Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus.

Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele
já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precisamos entender que é Deus quem está conduzindo todas as coisas e mesmo nas crises, ele tem propósitos e objetivos, e o primeiro deles é que cresçamos e amadureçamos no conhecimento dele.

Maturidade, crescimento, aprendizado, são coisas que só se alcança em momentos de confrontação, quando somos forçados a sair da nossa zona de conforto, quando somos forçados a repensar nossos conceitos e atitudes. Os filhos de Deus não estão isentos de passar por adversidades, pelo contrário a orientação bíblica é que eles se alegrem nisso, pois isso significa que Deus os está ensinando e aperfeiçoando.

Algumas pessoas acreditam que, se Deus existisse mesmo, ele não permitiria que coisas ruins acontecessem, ele acabaria com as coisas e as pessoas ruins, se ele existe e não faz isso, então ele não se importa conosco. Mas o fato é que essas pessoas não compreenderam e não consideram duas coisas.

A primeira é que Deus deu ao ser humano capacidade para fazer determinadas escolhas, e algumas das nossas escolhas são más, elas causam o mal, não só para nós, mas também para os outros ao nosso redor, se Deus evitasse que fizéssemos essas escolhas, tiraria de nós essa liberdade, nos tornando assim também incapazes de aprender.

A segunda é que o ser humano é mal, não apenas alguns, mas todos, para que Deus acabasse com a maldade teria que acabar com toda a humanidade. Por isso Jesus se ofereceu como sacrifício para que pudesse salvar e libertar do pecado os que cressem. Deus se compadece de nós, por isso nos concede graça e misericórdia, mas não irá impedir que sejamos expostos às dores e sofrimentos, pois fazem parte do seu propósito eterno.

As lutas e dificuldades devem nos ensinar a ter mais paciência, perseverança e confiança em Deus, as crises devem nos ensinar a ter nossa alegria no senhor e não nas circunstâncias, esse é um exercício de fé. Não basta apenas, saber qual é a vontade de Deus, é preciso obedecê-la, principalmente em tempos de provações, pois vivemos por fé e não pelo que vemos. Isso vai nos ensinar que Deus não só permite crises, algumas vezes ele mesmo as providencia, a fim de nos provar, nos ensinar e nos aperfeiçoar. 

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...