Pular para o conteúdo principal

Barro nas mãos do Oleiro

 


“Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”  Jeremias 18.4

 

Um dia, Deus mostrou a um profeta chamado Jeremias que da mesma forma que um oleiro trabalha o barro para fazer um vaso novo, Deus deseja trabalhar em nossas vidas para nos moldar conforme a sua vontade.

Mas a pergunta que não quer calar é: você está pronto para ser Moldado por Deus, você está disposto a permitir que o Espirito Santo de Deus molde a sua vida, seu coração, sua mente?

"Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?" É o que diz o Senhor. A figura do oleiro alude à figura do próprio Deus, um Deus zeloso e misericordioso, que nos aperfeiçoa em nossa fraqueza e deseja ter um relacionamento íntimo conosco, para sermos moldados e nos tornarmos o tipo de pessoa que ele deseja, mesmo com toda sua força e poder, Deus escolheu amar um ser tão frágil e cheio de limitações como nós. Mesmo diante de nossas fraquezas e debilidades ele anseia nos moldar à sua imagem, e somente ele pode fazer isso, ninguém mais pode nos transformar como Deus pode, ninguém pode nos tornar completos e felizes como ele pode, ele é o oleiro e nós o barro em suas mãos.

 Quando permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nós pela Graça do Senhor, somos transformados dia após dia, até nos tornarmos mais parecidos com Cristo.

“Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel”. Deus usou a figura do vaso para ilustrar sua soberania, ele mostra que ele tem poder sobre o barro, e continuaria trabalhando nele para transformá-lo em um vaso útil. No entanto, Israel deveria se arrepender dos seus pecados, caso contrário, o barro se tornaria rígido demais antes mesmo de ganhar o molde desejado, se o barro endurecesse, ele teria que passar por um processo mais difícil, pois seria amassado, quebrado e refeito outra vez. Nós somos o barro em suas mãos, por isso devemos nos perguntar. Será que não estamos um tanto quanto endurecidos?

Será que Deus tem tido dificuldades em nos moldar, será que talvez não precisemos nos tornar mais maleáveis para que o Espírito Santo faça sua obra em nós?

A.W Tozer disse: “Se o barro não se entregar totalmente, o oleiro nada pode fazer”. Isso significa que apesar de sua soberania, Deus nos dotou de liberdade, para fazer escolhas, e uma dessas escolhas esta no fato de que se rejeitamos o agir de Deus em nós, se endurecemos nosso coração e mente, ele simplesmente nos permitira sofrer as consequências de nossas próprias escolhas, portanto é preciso nos esvaziar de nós mesmos para nos tornarmos vasos de honra, prontos para serem usados em sua boa obra.

Mas é preciso que tenhamos consciência de que até nos tornarmos esse vaso de honra, esse vaso útil e valioso, é preciso enfrentar os processos, é preciso se permitir ser amassado e quebrado por Deus, é preciso se render nas mãos do Oleiro.

Nossa oração hoje é para que Deus dirija e molde nossas vidas, que nos rendamos a ele para honra e glória do nome de Jesus.

 

Que Deus assim nos abençoe!

Pr Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...