Pular para o conteúdo principal

Policie a sua fala!


Quando lemos o relato da criação em Gênesis, percebemos que Deus usa a sua palavra como agente criador, Ele fala e as coisas acontecem. O Rei decreta e as circunstâncias se movem. 


Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. (Hebreus 11.3). 


É empolgante a compreensão de que Deus além de criar, continua sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa. (Hebreus 1.3). A Bíblia nos exorta em Efésios 5.1 a sermos imitadores de Deus como filhos amados. 


Dentre as muitas possibilidades de aplicação desse texto, podemos exercitar a imitação de Deus na forma de falar, por exemplo, em relação as coisas que ainda não aconteceram como se elas já existissem. Creio eu que esse é o exercício aqui, a aplicação do conceito bíblico de fé.


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11.1). 


Deus é aquele que chama à existência as coisas que não existem. (Romanos 4.17). O que precisamos fazer é, simplesmente, crer. 


Uma forma prática de manifestação da fé descrita como imitação ao criador é  policiando a nossa forma de falar. 


Policie a sua fala agora mesmo!


Veja, fomos privilegiados com o chamado de Deus para sermos seus filhos amados, temos a possibilidade de imitar a sua fala criadora, porém muitas das palavras que saem das nossas bocas chama à existência um cenário de destruição. (Como se, na verdade, estivéssemos imitando o inimigo).


Por exemplo. A criança começa a brincar e logo falamos: "se você continuar com isso vai cair, machucar e vamos ter que te levar ao hospital". Essa fala não parece imitar o que Deus diria. Simplesmente poderíamos falar: "Ei, não brinca nessa altura! Vem aqui pra eu te dar um abraço". 


Com essa quebra de contexto a criança já se envolveria em outra atividade sem muito esforço. Você não teria dito nada de fantasioso e resolveria a situação de uma forma positiva.


Eu preciso pedir para você não subestimar a força desse exemplo.


Procure observar a forma como você enxerga as coisas mais simples do dia a dia. Se perceber um padrão negativo ou destrutivo, lembre-se da fé que é a prova das coisas que não podemos ver no momento, mas que nos levam a confiar que Deus sabe o que fazer em nossas vidas.


Podemos orar a Deus confiando em suas bênçãos! 


Imagine que há um processo de desligamentos em massa acontecendo na empresa em que você trabalha. Não diga: "aposto que serei o próximo a ser demitido". Ore, por outra perspectiva, dizendo: "Senhor, tudo que eu sou, tudo que eu tenho e tudo que eu faço é sustentado pela palavra do seu poder. Se o Senhor fechar essa porta, creio que terá outras fontes para derramar suas bênçãos na minha vida para a provisão e manuenção da minha família. Eu confio na tua Palavra!". 


Dessa forma, pela fé você cria um cenário de bênçãos, sendo realista e com o pé no chão, porém confiado de que Deus fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem, porque você ama e confia em seu Criador. 


Peça a Deus para moldar a sua fala a partir das Escrituras.


Se envolva com a Bíblia constantemente de muitas formas diferentes, através de leituras, áudios, vídeos, devocionais, estudos, pregações, séries e filmes. Dessa forma a linguagem de Deus fará parte do seu pensamento e você falará com mais facilidade as palavras que alimentam sua mente. Afinal, "a boca fala do que o coração está cheio" (Mateus 12.34). 


Policiar a fala é mais que um exercício religioso é uma demonstração da fé amadurecida na Palavra do Deus Criador de todas as coisas.


Imitemos o seu exemplo.

Pr. Willian Martins

Comentários

  1. Com tudo eu sei em meu coração, hoje Senhor Deus falou comigo através desta mensagem! Heb.11.1Gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...