Pular para o conteúdo principal

Depressão x Pecado

 




Muitos irmãos nas nossas igrejas enfrentam questões que são difíceis de discernir sua origem. Alguns problemas são realmente psíquicos, outros são claramente pecaminosos. 


Há uma distinção entre pecado e enfermidade. Por isso é preciso olhar com cuidado cada situação específica para tratar cada problema do jeito certo. 


Ao identificar o problema, devemos observar a razão de estarmos angustiados, receosos, atribulados ou, até mesmo, deprimidos. 


A depressão é um problema geral da sociedade que também alcança cristãos, gente de bem, pessoas honestas, de famílias funcionais e que antes eram plenamente saudáveis. Mas o pecado também ataca a todos nós. 


Depressão e pecado são coisas distintas, portanto devemos tratar as coisas diferentes diferentemente.


Precisamos ter em mente que o nosso Deus é o sustentador de todas as coisas e irá nos conduzir em meio aos dias mais difíceis. 


De acordo com Ronaldo Lidório, nós podemos elencar 6 verdades sobre como Deus age em nossos dilemas.


1. Deus controla nossa vida e também o incontrolável. 

2. Precisamos expressar a Deus de forma clara a angústia do coração sem nada ocultar, pois ele sabe tudo. 

3. Precisamos orar e cantar as promessas de Deus para nossa vida, pois ele vive em meio aos louvores. 

4. Alegrar-se na presença de Deus é buscar o Espírito Santo com todo nosso coração. 

6. Precisamos experimentar a bondade de Deus a todo tempo. Porque isso nos faz muito bem.


Se temos um problema de origem psicológica, devemos procurar o tratamento correto, aberto e objetivo. Se o nosso problema tem origem no pecado, precisamos procurar o nosso pastor e ser aberto com ele para que nos ajude a vencer. 


Por isso é necessário identificar os sinais do nosso problema para buscarmos a força do Senhor. Porque ele cura a enfermidade e também perdoa o pecado. 


Sempre ore nomeando o seu pecado. Nunca confesse ao Senhor de forma subjetiva, mas coloque o nome correto da ação concreta com a qual você desagrada o coração de Deus ao desobedecer a sua lei. Essa simples atitude dará o termômetro da origem do seu problema, pois se realmente a perturbação da sua alma é o pecado, você saberá a fonte, se for psíquica você terá dificuldades em nomear uma falha moral, mas se lembrará de circunstâncias desfavoráveis.


Peça a Deus para te dar uma vida que mantenha uma postura bíblica perante a sua situação. Procure buscar a bondade do Senhor, o perdão do Senhor e a força do Senhor para continuar a caminhada. Reconheça que você precisa dele, depende dele e mantenha a sua intimidade com ele. 


Seja Alegre em todo tempo, pois a sua alegria está em Jesus. Não perca tempo falando mal dos outros. Seja grato por tudo. Cante e encha sua casa de hinos e louvores. Não se compare a outras pessoas. Faça todos os dias uma ação de caridade, mínima que seja, que possa abençoar outra pessoa e até mesmo colocar um sorriso no rosto de alguém. 


Esses conselhos não são meus. Você os encontra no livro: Liderança e Integridade do Ronaldo Lidório no Capítulo 2 "A busca pela integridade denuncia o pecado", onde tem um artigo que fala sobre a diferença entre o pecado e enfermidade psíquica. Todos esses conselhos estão lá, leia-os novamente e lembre-se do que diz o Salmo 116:


Bendizei a minha alma ao Senhor. Volta minha alma ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem. 


Deus colocou você na circunstância que você tem, não para que você sofra, mas para que aprenda a depender dele a cada dia, então, se esforce para confessar ao Senhor o seu pecado e se abrir com as pessoas sobre a enfermidade. 


Busque identificar se o seu problema é de enfermidade. E se for, procure ajuda profissional. Mantenha o diálogo aberto com seu pastor que ora por você e que ama o seu coração.



Você é muito amado por Deus! 

Pr. Willian Martins 






REFERÊNCIA


Lidório, Ronaldo. Liderança e Integridade. Pg. 48. Editora Betânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...