Pular para o conteúdo principal

A missão do marido em seu jardim


Você já percebeu que o marido precisa cultivar o amor da sua esposa diariamente? Isso me lembra da relação de um jardineiro com o seu jardim que depende de cuidados constantes para que permaneça belo e florido.

Geralmente, não investimos muito do nosso tempo na admiração das flores, nem mesmo prestamos tanta atenção aos jardins que existem por onde vamos. Mas eles estão lá! Alguns são muito belos, outros estão sem cuidados, alguns já secaram, mas tantos outros serão restaurados, se o jardineiro entrar em ação.

Por isso, gostaria que você parasse e
pensasse comigo, por um momento, sobre o trabalho de um jardineiro.

A jardinagem é um trabalho exaustivo. É preciso plantar uma semente em um vaso e regar até que ela germine. O jardineiro escora o raminho para crescer corretamente, acompanha diariamente o desenvolvimento das folhas. Continua regando para que brotem as mudas, mantém a planta livre de pragas até que, finalmente, possa plantá-la na terra de um pomposo jardim. Ainda assim, o trabalho não acabou. Ele terá muito trabalho para regar e cuidar dela até que floresça. O jardineiro não pode abandonar a plantinha se abre cada vez mais embelezando o ambiente. Quanto sacrifício! Mesmo diante de tanta dedicação, se essa planta deixar de receber cuidado diário, já será suficiente para que murche, pareça entristecida e sem vida.

No casamento, a relação e a responsabilidade do marido é bem parecida com o trabalho do Jardineiro.

Vejamos, um noivo precisa cultivar o amor de sua noiva até o dia do casamento, mas esse cuidado não pode acabar naquele evento, no altar. O trabalho que o marido passa a ter nas mãos é de fazer a sua esposa sorrir todos os dias, mesmo em meio às lutas e dificuldades, tratando-a com respeito e amor. Porém, manter uma mulher alegre e satisfeita, dia após dia, não é uma tarefa fácil. Assim como a plantinha sente a falta da água, uma mulher se sente triste quando não é bem cuidada pelo seu marido. Basta um dia sem que ele dê a atenção adequada que a esposa já se entristece muito.

Por isso, marido, é importante manter aceso em seu coração o respeito, o diálogo e a apreciação por sua esposa todos os dias, pois assim, semelhantemente a uma flor bem regada, ela permanecerá alegrando o jardim da sua vida.

Se o marido dedicar-se corretamente ao cuidado com sua esposa, regando o diálogo com a água da Palavra de Deus, retirando as ervas daninhas das intrigas e dos conflitos, mantendo a paz de Deus dentro do lar e podando da sua vida as obras da carne, enquanto conserva em si, o fruto do Espírito. O canteiro do seu casamento sempre estará preparado para que sua esposa floresça na vida, cresça na fé e seja, a cada dia, mais feliz e realizada.

Mas, se você não percebeu a similaridade entre o trabalho do jardineiro e o do marido e seu casamento está secando como alguns canteiros pela cidade. Saiba, a partir de agora, que o seu casamento é um jardim, e que sua esposa é a flor mais exuberantemente bela que pode existir no meio dele. Ela precisa de seus cuidados para que se mantenha vivida e saudável. E se por ventura, você percebe que ela pode estar murchando, ou seja, se o amor dessa mulher que Deus lhe confiou está se perdendo, saiba que ainda há tempo, ainda há como restaurar esse jardim no poder Cristo e na dependência de Deus.

Por isso entenda que, da mesma forma que uma flor não pede por cuidados, e o jardineiro é quem escolhe prestar atenção às necessidades dela, dedicando-se ao seu total cuidado. Você não pode esperar, nem um minuto a mais, pelo clamor da sua esposa. Escolha se dedicar a ela, regando o seu coração e os seus ouvidos com palavras de ânimo, de esperança, de incentivo, de perdão e de amor. Não abra mão de entender e praticar, em primeiro lugar, a Palavra de Deus dentro do seu lar. Assim, você será abençoado e abençoará a sua esposa.

Apreciem juntos os jardins por onde passam e louvem a Deus por renovar no coração do marido o senso do cuidado com a criação mais bela que o Senhor fez para ele: a sua esposa. Pois, cuidar da esposa é uma tarefa diária, uma dedicação que dura à vida inteira. É um bom sacrifício de louvor a Deus, o privilégio de amar como Cristo, no cumprimento do imperativo das palavras do apóstolo Paulo:

"Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, assim como Cristo amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela". (Efésios 5.25).



Deus abençoe a sua vida e o seu casamento!
Pr. Willian Martins


Comentários

  1. Excelente texto, Pr William! Abençoador e desafiador ! Que nosso Deus continue usando sua vida !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...