Pular para o conteúdo principal

3 Razões para os cristãos conhecerem o Antigo Testamento

"Reconhecer Cristo no Antigo Testamento é necessário para obedecê-Lo a partir da Nova Aliança". 

Os cristãos são conhecidos por serem zelosos com o estudo bíblico. Contudo, a maior parte dos membros das igrejas não lê o Antigo Testamento, exceto pelos livros de Salmos e Provérbios, quando muito, o histórico de Rute. É claro que a grande maioria conhece as grandes histórias (criação, arca de Noé, Davi, Daniel, etc.). E não podemos ser injustos, alguns versos realmente estão na ponta da língua tanto de adultos como de crianças, tais como: 2 Crônicas 7.14; Salmos 119.105; Isaías 9.6 e Malaquias 3.10. Mesmo assim, a leitura mais prazerosa dos cristãos é notoriamente o Novo Testamento. 

Logo, vamos pensar em três razões oferecidas pelo Novo Testamento para que a Igreja seja estudiosa e conhecedora do Antigo. Afinal, reconhecer Cristo no Antigo Testamento é necessário para obedecê-Lo a partir da Nova Aliança. 

1 - Jesus utilizava a lei em seus ensinos (Mateus 22.37-40). 

Diante da importantíssima pergunta sobre o maior mandamento, Jesus respondeu com dois textos do Pentateuco (Dt 6.4-5; Lv 19.18). Isso revela que Jesus aprendeu, viveu em conformidade e ensinou as palavras do Antigo Testamento. 

2 - As Escrituras testemunham de Jesus (Jo 1.45). 

Enquanto Jesus chamava os seus discípulos, eles conversavam uns com os outros dizendo terem encontrado aquele sobre quem Moisés e os profetas falavam. Evidentemente, os discípulos levaram em conta o testemunho do Antigo Testamento para interpretarem a pessoa e o ministério de Cristo. 

3 – Toda Escritura é dada pela inspiração de Deus (2 Tm 3.16-17). 

O apóstolo Paulo ensinou a Timóteo que as Sagradas Letras que ele havia aprendido na infância, o fariam sábio para a salvação por meio de Jesus. Não há como duvidar que as Escrituras que o jovem Timóteo aprendeu desde a infância eram exatamente os livros do Antigo Testamento. Por essa razão as Escrituras são úteis para doutrina, para repreender, para corrigir e para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. 

Podemos concluir com uma razão a mais: no caminho de Emaús, Jesus ensinou a dois discípulos tudo – e isso deveria gerar um grande eco nos ouvidos de cada cristão “tudo, udo, udo, udo...” – o que a lei e os profetas diziam a respeito dele (Lc 24.27). Não temos como saber pelo Novo Testamento se algum de seus autores era exatamente um daqueles com quem Jesus falava nessa ocasião, e mesmo que fosse não sabemos se relatou de forma clara tudo o que Jesus disse. Por essa razão devemos nos colocar em humildade diante do texto bíblico estudando-o diligentemente para perceber Jesus presente e atuante tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, pois foi o próprio Mestre quem disse: “Examinai as escrituras; porque nelas pensai que tendes a vida eterna; e são elas que testificam de mim”. (Jo 5.39).

Em Cristo.

Baixe um arquivo com esse texto clicando na imagem!

Se esse texto fez sentido para você, envie para alguém que você deseja que conheça mais da Palavra de Deus. Pode presenteá-la com esse texto. CLIQUE AQUI!

Willian C. Martins




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...