Pular para o conteúdo principal

O exemplo dos obedientes recabitas


O exemplo dos obedientes recabitas


Obedecer aos pais é um conceito praticamente universal, nós aprendemos isso desde pequenos. Para os cristãos, a obediência aos pais é algo que assimilado na Bíblia, e esse princípio está presente tanto no Antigo quanto no Novo testamento[1]. Assim, aquele que obedece aos pais cumpre não somente uma parte importante da nossa cultura, mas também, a um mandamento de Deus. Vale lembrar que, obedecer a pai e mãe faz parte da vida de quem é abençoado, como a própria Bíblia diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra[2]”.


Um episódio que retrata esse princípio de obediência, está registrado no livro do profeta Jeremias no capítulo 35 onde nós temos a fascinante história dos recabitas. Os recabitas, como o nome retrata, foram os descendentes de Recabe, cujo filho Jonadabe deu a seguinte diretriz aos seus filhos: não bebam vinho, habitem em tendas, não sejam agricultores[3]. É com esse povo nômade que temos uma exemplar história de obediência e fidelidade em relação aos preceitos estabelecidos pelo patriarca da família. Além disso, é um exemplo, que demonstra como Deus quer que seu povo seja fiel e compromissado com as orientações que Ele tem. 



O relato bíblico de Jeremias 35 começa com o Senhor orientando Jeremias a convidar a casa dos recabitas para um encontro no templo. Nesse seu encontro é orientado a oferecer vinho aos recabitas. Ao se deparar com aquela cena, os recabitas negam porque haviam sido orientados por Jonadabe, filho de Recabe seu antepassado, a nunca tomar vinho. Como a perseverança dessa família ao obedecer é admirável!!! A história continua com uma advertência do Senhor ao seu povo que não tinha aprendido a amar e obedecer ao Senhor e termina com a benção do Senhor sobre a família dos recabitas por causa da obediência. 

Esse relato bíblico nos ensina como a obediência leva à benção de Deus, e andar no caminho da honra a nossos pais nos faz caminhar pra frente, progredir até alcançar a plena satisfação que a benção do Senhor trás. Com isso gostaria de encorajar a você, caro leitor, a manter-se no caminho da obediência e da honra aos pais. É possível que você tenha tido uma experiência materna ou paterna negativa, porém, o ponto importante aqui é lembrar que nós temos um Deus acima das nossas experiências, sejam elas positivas ou negativas, e esse Deus vê o que se passa com cada um de nós. Ele não irá nos desamparar, pelo contrário, como diz o salmista “Mesmo que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor me acolherá[4]”. Então, se encoraje e se desafie a confiar nas promessas do Senhor, seja obediente às verdades bíblicas e seja abençoado. 




[1] Êxodo 20.12; Êxodo 21.15, Provérbios 13.1, Provérbios 1.8,9, Efésios 6.1-4, Colossenses 3.20, Mateus 15.4
[2] Efésios 6.2-3
[3] Jeremias 35.4
[4] Bíblia Nova Versão Transformadora. Ed Mundo Cristão, Salmos 27.10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...