Pular para o conteúdo principal

Felizmente, Deus é fiel

 “Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos.” ( Daniel 9.18 - NTLH)



Apesar da influência do pecado que ainda opera em nosso meio causando desgastes, confusões, feridas e tristeza; Deus dá grande valor para a existência de um senso de permanência dentro do nosso relacionamento com Ele e com o nosso próximo.

Infelizmente, nossa maneira de agir diante das pessoas muitas vezes influencia em nossa maneira de compreender a ação de Deus. Ao primeiro sinal de erro nos afastamos uns dos outros, julgamos o caráter de alguém baseado em nossa primeira impressão diante dela e somos rápidos em tentar romper laços ao invés de buscar restaurá-los.  Entretanto, Deus não age assim, nos recordará de quem Ele é e de suas promessas expressas na própria Palavra, nos ajudará a compreender melhor como devemos nos relacionar com o Pai e com as pessoas ao nosso redor.

O texto em destaque nos ajuda a exemplificar melhor essa verdade. O profeta Daniel se encontrava extremamente triste pela situação do povo de Jerusalém. Devido aos grandes atos de desobediência, rebelião e outros pecados cometidos por seu povo (Dn 9.5-14), Daniel demonstrou grande constrangimento diante de Deus (Dn 9.7-8). Apesar de toda vergonha e culpa, o profeta se recorda da fidelidade de Deus e nela decide se apoiar (Dn 9.9). Por isso, ele ora em favor do seu povo, ele insiste no relacionamento com Deus, ele pede socorro para romper com o pecado. Para tanto, ele não se baseia na justiça ou nos méritos do seu povo, pois se recorda de quem são e de quem falham em ser. Então, ele se apoia nas promessas do seu próprio Criador, daquele que os deu vida e que os salvou não para que vivessem afastados, mas cada vez mais perto. 

Felizmente, antes de ser Fiel a nós, Deus é Fiel a Ele mesmo. Portanto, suas palavras se cumprirão, mesmo que a maldade presente no mundo tente se estabelecer. Por ser Fiel, Ele nos corrigirá quando errarmos, mas também nos socorrerá em nossos desafios, não nos abandonará em dificuldade alguma e um dia voltará para estabelecer plenamente o seu Reino eterno. Podemos descansar na certeza de que apesar de nós, Ele é fiel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidado! Conhecimento também pode matar

"Mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! (Gênesis 3:3-4) Conhecimento nunca é demais, certo? Bom, de acordo com o texto bíblico, essa não é uma pergunta que sempre devemos responder de forma positiva. Afinal, embora o conhecimento (científico, religioso, cultural e etc) seja algo de extrema importância para o desenvolvimento da vida, ele perde seu propósito quando leva homens e mulheres a se afastarem do Criador. Vejamos a história de Adão e Eva. Eles conheceram o bem e o mal (Gn 3.22), mas a custo de quê? O texto bíblico é bem claro: foi a custo de morte (Gn 2.17; Rm 3.23). A atitude do casal representou a quebra do relacionamento harmonioso com Deus. Além disso, a morte física, que não era uma realidade, agora seria apenas questão de tempo. Hoje somos bombardeados com a mesma fala que Satanás disse a Eva no jardim do Éden: "certa...

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!

Desafiando Gigantes - A motivação correta para vencer

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1Sm 17.45) Você provavelmente conhece a história de Davi, já ouviu diversas reflexões sobre como ele foi corajoso e mesmo sendo um jovem inexperiente e aparentemente fraco, desafiou e venceu Golias, o grande guerreiro filisteu. Mas quero chamar sua atenção para um aspecto especial nessa história. O verso em questão nos mostra as palavras de Davi no momento em que confrontou Golias e estabeleceu o início da batalha. Apesar do deboche de Golias em relação a sua aparência, o extremamente motivado Davi disse: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR." Acredito que esse seja o grande diferencial da vitória de Davi, e que nessa declaração reside o segredo da sua vitória. Aqui ele revela a sua principal moti...