Pular para o conteúdo principal

Policie a sua fala!


Quando lemos o relato da criação em Gênesis, percebemos que Deus usa a sua palavra como agente criador, Ele fala e as coisas acontecem. O Rei decreta e as circunstâncias se movem. 


Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. (Hebreus 11.3). 


É empolgante a compreensão de que Deus além de criar, continua sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa. (Hebreus 1.3). A Bíblia nos exorta em Efésios 5.1 a sermos imitadores de Deus como filhos amados. 


Dentre as muitas possibilidades de aplicação desse texto, podemos exercitar a imitação de Deus na forma de falar, por exemplo, em relação as coisas que ainda não aconteceram como se elas já existissem. Creio eu que esse é o exercício aqui, a aplicação do conceito bíblico de fé.


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11.1). 


Deus é aquele que chama à existência as coisas que não existem. (Romanos 4.17). O que precisamos fazer é, simplesmente, crer. 


Uma forma prática de manifestação da fé descrita como imitação ao criador é  policiando a nossa forma de falar. 


Policie a sua fala agora mesmo!


Veja, fomos privilegiados com o chamado de Deus para sermos seus filhos amados, temos a possibilidade de imitar a sua fala criadora, porém muitas das palavras que saem das nossas bocas chama à existência um cenário de destruição. (Como se, na verdade, estivéssemos imitando o inimigo).


Por exemplo. A criança começa a brincar e logo falamos: "se você continuar com isso vai cair, machucar e vamos ter que te levar ao hospital". Essa fala não parece imitar o que Deus diria. Simplesmente poderíamos falar: "Ei, não brinca nessa altura! Vem aqui pra eu te dar um abraço". 


Com essa quebra de contexto a criança já se envolveria em outra atividade sem muito esforço. Você não teria dito nada de fantasioso e resolveria a situação de uma forma positiva.


Eu preciso pedir para você não subestimar a força desse exemplo.


Procure observar a forma como você enxerga as coisas mais simples do dia a dia. Se perceber um padrão negativo ou destrutivo, lembre-se da fé que é a prova das coisas que não podemos ver no momento, mas que nos levam a confiar que Deus sabe o que fazer em nossas vidas.


Podemos orar a Deus confiando em suas bênçãos! 


Imagine que há um processo de desligamentos em massa acontecendo na empresa em que você trabalha. Não diga: "aposto que serei o próximo a ser demitido". Ore, por outra perspectiva, dizendo: "Senhor, tudo que eu sou, tudo que eu tenho e tudo que eu faço é sustentado pela palavra do seu poder. Se o Senhor fechar essa porta, creio que terá outras fontes para derramar suas bênçãos na minha vida para a provisão e manuenção da minha família. Eu confio na tua Palavra!". 


Dessa forma, pela fé você cria um cenário de bênçãos, sendo realista e com o pé no chão, porém confiado de que Deus fará com que todas as coisas cooperem para o seu bem, porque você ama e confia em seu Criador. 


Peça a Deus para moldar a sua fala a partir das Escrituras.


Se envolva com a Bíblia constantemente de muitas formas diferentes, através de leituras, áudios, vídeos, devocionais, estudos, pregações, séries e filmes. Dessa forma a linguagem de Deus fará parte do seu pensamento e você falará com mais facilidade as palavras que alimentam sua mente. Afinal, "a boca fala do que o coração está cheio" (Mateus 12.34). 


Policiar a fala é mais que um exercício religioso é uma demonstração da fé amadurecida na Palavra do Deus Criador de todas as coisas.


Imitemos o seu exemplo.

Pr. Willian Martins

Comentários

  1. Com tudo eu sei em meu coração, hoje Senhor Deus falou comigo através desta mensagem! Heb.11.1Gratidão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Repetir para não repetir

Clique na imagem para baixar um maravilhoso e-book GRATUITAMENTE! “ No mais, meus irmãos, regozijai no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas não me é penoso, mas pra vós é segurança .” – Filipenses 3.1 BKJ 1611   Não sabemos ao certo se “as mesmas coisas” a que Paulo faz menção é uma referência à mensagem da alegria na vida dos cristãos, já expressa anteriormente em suas falas [1] . Talvez, seja uma nova tentativa de Paulo de advertir os filipenses para se manterem em unidade, tomando cuidado com os adversários que se infiltravam no meio da igreja, os quais visavam persuadir os irmãos a adotarem posturas contrárias aos ensinos do Evangelho. Há ainda a chance de ser uma apresentação de Paulo sobre um conteúdo já falado quando se encontrava presencialmente com a igreja em Filipos. [2] As possibilidades são vastas e pode ser que não cheguemos a um conhecimento exato dessa questão. Seja como for, a proposta desse texto que agora você lê não é um aprofundamento para encontrar o signif

Por quê Deus permite crises?

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4 Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises? Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precis

Barro nas mãos do Oleiro

  “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.”  Jeremias 18.4   Um dia, Deus mostrou a um profeta chamado Jeremias que da mesma forma que um oleiro trabalha o barro para fazer um vaso novo, Deus deseja trabalhar em nossas vidas para nos moldar conforme a sua vontade. Mas a pergunta que não quer calar é: você está pronto para ser Moldado por Deus, você está disposto a permitir que o Espirito Santo de Deus molde a sua vida, seu coração, sua mente? "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?" É o que diz o Senhor. A figura do oleiro alude à figura do próprio Deus, um Deus zeloso e misericordioso, que nos aperfeiçoa em nossa fraqueza e deseja ter um relacionamento íntimo conosco, para sermos moldados e nos tornarmos o tipo de pessoa que ele deseja, mesmo com toda sua força e poder, Deus escolheu amar um ser tão frágil e cheio d