Pular para o conteúdo principal

Depressão x Pecado

 




Muitos irmãos nas nossas igrejas enfrentam questões que são difíceis de discernir sua origem. Alguns problemas são realmente psíquicos, outros são claramente pecaminosos. 


Há uma distinção entre pecado e enfermidade. Por isso é preciso olhar com cuidado cada situação específica para tratar cada problema do jeito certo. 


Ao identificar o problema, devemos observar a razão de estarmos angustiados, receosos, atribulados ou, até mesmo, deprimidos. 


A depressão é um problema geral da sociedade que também alcança cristãos, gente de bem, pessoas honestas, de famílias funcionais e que antes eram plenamente saudáveis. Mas o pecado também ataca a todos nós. 


Depressão e pecado são coisas distintas, portanto devemos tratar as coisas diferentes diferentemente.


Precisamos ter em mente que o nosso Deus é o sustentador de todas as coisas e irá nos conduzir em meio aos dias mais difíceis. 


De acordo com Ronaldo Lidório, nós podemos elencar 6 verdades sobre como Deus age em nossos dilemas.


1. Deus controla nossa vida e também o incontrolável. 

2. Precisamos expressar a Deus de forma clara a angústia do coração sem nada ocultar, pois ele sabe tudo. 

3. Precisamos orar e cantar as promessas de Deus para nossa vida, pois ele vive em meio aos louvores. 

4. Alegrar-se na presença de Deus é buscar o Espírito Santo com todo nosso coração. 

6. Precisamos experimentar a bondade de Deus a todo tempo. Porque isso nos faz muito bem.


Se temos um problema de origem psicológica, devemos procurar o tratamento correto, aberto e objetivo. Se o nosso problema tem origem no pecado, precisamos procurar o nosso pastor e ser aberto com ele para que nos ajude a vencer. 


Por isso é necessário identificar os sinais do nosso problema para buscarmos a força do Senhor. Porque ele cura a enfermidade e também perdoa o pecado. 


Sempre ore nomeando o seu pecado. Nunca confesse ao Senhor de forma subjetiva, mas coloque o nome correto da ação concreta com a qual você desagrada o coração de Deus ao desobedecer a sua lei. Essa simples atitude dará o termômetro da origem do seu problema, pois se realmente a perturbação da sua alma é o pecado, você saberá a fonte, se for psíquica você terá dificuldades em nomear uma falha moral, mas se lembrará de circunstâncias desfavoráveis.


Peça a Deus para te dar uma vida que mantenha uma postura bíblica perante a sua situação. Procure buscar a bondade do Senhor, o perdão do Senhor e a força do Senhor para continuar a caminhada. Reconheça que você precisa dele, depende dele e mantenha a sua intimidade com ele. 


Seja Alegre em todo tempo, pois a sua alegria está em Jesus. Não perca tempo falando mal dos outros. Seja grato por tudo. Cante e encha sua casa de hinos e louvores. Não se compare a outras pessoas. Faça todos os dias uma ação de caridade, mínima que seja, que possa abençoar outra pessoa e até mesmo colocar um sorriso no rosto de alguém. 


Esses conselhos não são meus. Você os encontra no livro: Liderança e Integridade do Ronaldo Lidório no Capítulo 2 "A busca pela integridade denuncia o pecado", onde tem um artigo que fala sobre a diferença entre o pecado e enfermidade psíquica. Todos esses conselhos estão lá, leia-os novamente e lembre-se do que diz o Salmo 116:


Bendizei a minha alma ao Senhor. Volta minha alma ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem. 


Deus colocou você na circunstância que você tem, não para que você sofra, mas para que aprenda a depender dele a cada dia, então, se esforce para confessar ao Senhor o seu pecado e se abrir com as pessoas sobre a enfermidade. 


Busque identificar se o seu problema é de enfermidade. E se for, procure ajuda profissional. Mantenha o diálogo aberto com seu pastor que ora por você e que ama o seu coração.



Você é muito amado por Deus! 

Pr. Willian Martins 






REFERÊNCIA


Lidório, Ronaldo. Liderança e Integridade. Pg. 48. Editora Betânia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repetir para não repetir

Clique na imagem para baixar um maravilhoso e-book GRATUITAMENTE! “ No mais, meus irmãos, regozijai no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas não me é penoso, mas pra vós é segurança .” – Filipenses 3.1 BKJ 1611   Não sabemos ao certo se “as mesmas coisas” a que Paulo faz menção é uma referência à mensagem da alegria na vida dos cristãos, já expressa anteriormente em suas falas [1] . Talvez, seja uma nova tentativa de Paulo de advertir os filipenses para se manterem em unidade, tomando cuidado com os adversários que se infiltravam no meio da igreja, os quais visavam persuadir os irmãos a adotarem posturas contrárias aos ensinos do Evangelho. Há ainda a chance de ser uma apresentação de Paulo sobre um conteúdo já falado quando se encontrava presencialmente com a igreja em Filipos. [2] As possibilidades são vastas e pode ser que não cheguemos a um conhecimento exato dessa questão. Seja como for, a proposta desse texto que agora você lê não é um aprofundamento para encontrar o signif

Por quê Deus permite crises?

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4 Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises? Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precis

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!