Pular para o conteúdo principal

O Senhor é a nossa força

 

“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.”
Provérbios 21.31

Os cavalos originalmente não faziam parte dos exércitos israelitas, ao contrário das outras nações com as quais o povo de Israel geralmente combatia. Os cavalos naquele tempo eram símbolo de força e poder, em um tempo em que ainda não haviam grandes máquinas de guerra, armas de fogo e etc., ter cavalos em seu exército era uma grande vantagem, mas os cavalos não eram vistos com bons olhos por aqueles que eram mais espirituais em Israel, talvez pelo que diz o Salmo 20 verso 7:

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus.”

Estes criam que assim como diz o Salmo, o povo de Deus deveria confiar apenas em Deus para vencer suas batalhas, eles não deveriam confiar em carros ou em cavalos, mas apenas no Senhor, desse modo quando alcançassem as vitórias, elas seriam atribuídas a Deus, e não à força que vinha dos cavalos ou aos recursos que o próprio homem poderia recorrer.

Essa é a ideia do provérbio quando diz que os cavalos se preparam para a batalha, mas a vitória vem do Senhor, ou seja, ele está declarando que a força que vem de Deus é superior as forças ou aos recursos de que o homem pode lançar mão para vencer suas batalhas, ele está dizendo que nossa confiança e segurança deve depender acima de tudo do Senhor. Isso me faz lembrar por exemplo, da queda dos muros de Jerico que vieram ao chão com o tocar das trombetas e com o brado do povo (Josué capitulo 6), essa é mais uma demonstração de como de fato, Deus é muito mais poderoso do que qualquer arma ou recurso que nós possamos utilizar.

Portanto precisamos, crer e entender que a nossa proteção, nossa força e nossa segurança estão acima de qualquer outra coisa, em Deus. Desse modo quando enfrentarmos forças maiores do que nós, quando estivermos diante de perigos aos quais nós mesmos não temos forças para enfrentar, assim como o povo de Israel, devemos nos lembrar que nossa confiança não está em nossas próprias mãos, nossa força não está nos recursos que possamos utilizar, nossa força e proteção estão no Senhor.

Isso obviamente não significa que não podemos utilizar algumas ferramentas que o próprio Senhor nos fornece, os Israelitas com o passar do tempo, adquiriram cavalos e aprenderam a usa-los, há recursos que o próprio Deus nos concede para nossa proteção e segurança, mas eles não podem substituir a nossa confiança e nossa dependência da pessoa de Deus, eles não devem se tornar a fonte da nossa força, pois o Senhor continua sendo a nossa força e a nossa vitória em qualquer situação.

Todos os nossos recursos e preparativos para qualquer batalha são inúteis sem que Deus seja de fato a nossa força e proteção, o salmo 127 verso 1 diz: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.” Ou seja, qualquer recurso ou esforço do qual lancemos mão, será inútil sem que antes dependamos do Senhor.

Que em tempos em que a nossa força precisa ser renovada, nós estejamos firmados antes de qualquer outra coisa em Deus, que confiemos no Senhor acima de tudo e de todos, que os recursos ou ferramentas que ele colocar a nossa disposição sejam vistos e utilizados como providencia de Deus, pois certamente o Senhor é quem é o todo poderoso, aquele que pode fazer e prover tudo o que for necessário para nos fortalecer, nos guardar e nos conceder a vitória e seu nome.


Que Deus assim nos abençoe!
Pr. Wellington L Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repetir para não repetir

Clique na imagem para baixar um maravilhoso e-book GRATUITAMENTE! “ No mais, meus irmãos, regozijai no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas não me é penoso, mas pra vós é segurança .” – Filipenses 3.1 BKJ 1611   Não sabemos ao certo se “as mesmas coisas” a que Paulo faz menção é uma referência à mensagem da alegria na vida dos cristãos, já expressa anteriormente em suas falas [1] . Talvez, seja uma nova tentativa de Paulo de advertir os filipenses para se manterem em unidade, tomando cuidado com os adversários que se infiltravam no meio da igreja, os quais visavam persuadir os irmãos a adotarem posturas contrárias aos ensinos do Evangelho. Há ainda a chance de ser uma apresentação de Paulo sobre um conteúdo já falado quando se encontrava presencialmente com a igreja em Filipos. [2] As possibilidades são vastas e pode ser que não cheguemos a um conhecimento exato dessa questão. Seja como for, a proposta desse texto que agora você lê não é um aprofundamento para encontrar o signif

Por quê Deus permite crises?

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4 Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises? Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precis

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!