Pular para o conteúdo principal

Boas Palavras


Boas Palavras

"A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Cl 4.6

A sabedoria geralmente está em se conseguir dizer a coisa certa, na hora certa e do jeito certo. E talvez seja esse um dos nossos grandes desafios, pois temos a tendência de falar muito, ouvir pouco e pensar menos ainda no que falamos, e desse modo às vezes criamos ou aumentamos problemas, geramos feridas nas pessoas com nossas palavras, e alguém já disse que palavras são como pedras, uma vez lançadas, vão e não voltam.

A verdade é que muitas vezes nos arrependemos de coisas que falamos, principalmente, com as pessoas que amamos. Às vezes nos deixamos levar pelo estresse, pelos sentimentos e situações adversas e acabamos lançando palavras que, assim como o dito popular citado acima, são como pedras lançadas nas pessoas e que não podemos fazer com que voltem atrás e elas podem causar estragos.

O texto de Colossenses nos diz que nossas palavras devem ser sempre agradáveis e temperadas com sal. Isso significa que precisamos aprender a ter cuidado com elas, precisamos desenvolver a habilidade e intencionalidade de procurar as palavras certas em todas as situações e com todas as pessoas, a fim de nos tornarmos benção na vida delas.

Para fazer disso uma realidade é preciso ter em primeiro lugar a consciência de que palavras tem poder. Algumas palavras tem o poder de abençoar, outras têm o poder de destruir, algumas palavras libertam, outras aprisionam, algumas palavras geram vida, outras podem levar a morte, há palavras que motivam, há outras que deprimem, há palavras que iluminam e há outras que levam à escuridão.

Enfim, palavras são poderosas e podem fazer toda a diferença na vida de alguém, então temos de usá-las com muita sabedoria.

Jesus disse: “Pois, a boca fala do que está cheio o coração.” Mat.12.34. O que ele está dizendo é que nossas palavras expressam quem na verdade somos, ou seja, elas revelam o que há dentro do nosso coração. Então para que nossas palavras sejam boas, sejam abençoadoras, é necessário permitir que nosso coração seja guiado por Deus e que o Espirito Santo nos ensine e nos direcione, do contrario falaremos da carne e ela é má.

Precisamos decidir conscientemente e intencionalmente não dizer tudo o que vem a nossa mente, principalmente nos momentos difíceis, pois as nossas palavras são mais rápidas do que nossos corações. Costumo dizer que; existem coisas que são para ser pensadas e não faladas, pois em nossa mente podemos depura-las, podemos contê-las, mas uma vez faladas perdemos o controle sobre elas.

E por fim, para que nossas palavras sejam boas e abençoadoras, precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro, precisamos exercer empatia suficiente para analisar como nos sentiríamos se estivéssemos ouvindo do outro aquilo que nós estamos dizendo. A falta de sensibilidade de conseguir olhar para as pessoas e tentar entender o que elas estão sentindo, tentar enxergar além das aparências nos impede de dizer as palavras certas, por isso precisamos nos esforçar para isso.

Em tempos de crise principalmente temos a tendência de nos deixar levar pelas emoções e acabamos lançando palavras ruins, mas nossa oração hoje é para que Deus nos abençoe, nos ensine e nos ajude a lançar sempre boas palavras.


Que Deus assim nos abençoe!
Wellington Luiz da Silva

Comentários

  1. 🙏🙏🙏👏👏👏🤲🤲🤲

    ResponderExcluir
  2. Como é bom servir a Deus com pessoas que Ele escolheu para o ofício de ensinar e proclamar a Palavra de Deus. Pr. Wellington, você é um homem de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer pode compartilhar com pessoas que estão comprometidas com o reino de Deus e com a missão de ser benção na vida de outras pessoas. È uma benção e um prazer muito grande essa parceria Pr Willian, que Deus nos dê a possibilidade de permanecermos nessa caminhada.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Repetir para não repetir

Clique na imagem para baixar um maravilhoso e-book GRATUITAMENTE! “ No mais, meus irmãos, regozijai no Senhor. Escrever-vos as mesmas coisas não me é penoso, mas pra vós é segurança .” – Filipenses 3.1 BKJ 1611   Não sabemos ao certo se “as mesmas coisas” a que Paulo faz menção é uma referência à mensagem da alegria na vida dos cristãos, já expressa anteriormente em suas falas [1] . Talvez, seja uma nova tentativa de Paulo de advertir os filipenses para se manterem em unidade, tomando cuidado com os adversários que se infiltravam no meio da igreja, os quais visavam persuadir os irmãos a adotarem posturas contrárias aos ensinos do Evangelho. Há ainda a chance de ser uma apresentação de Paulo sobre um conteúdo já falado quando se encontrava presencialmente com a igreja em Filipos. [2] As possibilidades são vastas e pode ser que não cheguemos a um conhecimento exato dessa questão. Seja como for, a proposta desse texto que agora você lê não é um aprofundamento para encontrar o signif

Por quê Deus permite crises?

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma." Tiago 1.2-4 Problemas atingem a todos, crises afetam todas as pessoas, assim como o sol nasce para todos e a chuva cai para todos, a questão é; o que cada um de nós faz, como cada um enfrenta estas crises? Algumas pessoas apenas lamentam, reclamam e enxergam só as fatalidades, outras são capazes de enxergar as oportunidades de aprendizado, enxergam provisão e cuidado de Deus. Jesus disse que no mundo passaríamos por aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele já havia vencido o mundo, ou seja, se estamos em Jesus, a vitória dele deveria nos trazer paz, bom ânimo e esperança. Mas o fato de passarmos por tribulações, deve ser motivo para nos alegramos, é o que o texto nos diz, e isso porque precis

DEVOCIONAL - Como aplicar o texto na vida?

Esse e-Book, de pouquíssimas páginas, tem o objetivo alcançar jovens que tentam praticar a leitura bíblica, mas não conseguem manter uma rotina diária. A Graça de Deus em sua vida somado ao seu esforço, o fará vencer esse desafio. Você pode criar o hábito de meditar na Palavra de Deus começando com poucos minutos do seu dia, retirando do texto princípios práticos para aplicar na vida. Este método é muito simples. Minha oração é que sua maturidade na fé cresça, a ponto de não precisar mais depender de livros devocionais para alimentá-lo, mas quando você quiser utilizá-los, que seja para complementar o estudo que tens preparado em seu íntimo relacionamento com Deus.   Basta clicar na capa para baixar o seu e-book GRATUITAMENTE! ou  clique aqui ! Boa leitura, que o Senhor Jesus o abençoe sempre!